Novas concessões de rodovias trazem investimentos bilionários para o Paraná
Empresas vencedoras do leilão dos dois primeiros lotes já começaram a operar.
As operações das concessionárias de rodovias no Paraná retornam no final deste mês de fevereiro e isso significa estradas mais seguras para os usuários e geração de muitos empregos no setor da construção pesada.
A concessão do Lote 1, que compreende 473 km das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, em Curitiba, regiões Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais, foi arrematada pelo Grupo Pátria e será administrada pela concessionária Via Araucária.
O contrato tem duração de 30 anos e prevê R$ 7,9 bilhões de investimentos em obras e R$ 5,2 bilhões de custos operacionais. Os principais empreendimentos a serem executados no Lote 1 são a duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio; duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa; duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; duplicação do Contorno Norte de Curitiba; faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376; e a construção de faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba. Segundo o planejamento, 75% dos investimentos serão feitos nos primeiros sete anos do contrato, entre 2024 e 2030.
Já a concessão do Lote 2 foi vencida pelo Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo Equipav, que fará a gestão de 605 km de estradas nas BRs 153, 277 e 369 e nas PRs 092, 151, 239, 407, 408, 411, 508, 804 e 855, concentradas nas regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. O contrato também é por 30 anos e prevê investimentos de R$ 10,8 bilhões em obras e custos operacionais de R$ 6,5 bilhões.
As principais intervenções serão a construção de faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá; a correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277; duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte sobre o Rio Emboguaçu; duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná; duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina; duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo; duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos; e a duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.
Os leilões dos demais lotes de concessões das rodovias do anel de integração do Paraná devem acontecer ainda em 2024.