Notícias

Campanha Salarial 2024: Bora que a luta começou!!!

Chegou a hora de arregaçar as mangas e ir pra luta por melhores salários e benefícios. A Campanha Salarial 2024 dos Trabalhadores da Construção Pesada do Paraná está começando e a primeira etapa é organizar a pauta de reivindicações da categoria.

Tamo junto, misturado e prontos pra luta! A Campanha Salarial 2024 dos Trabalhadores da Construção Pesada do Paraná já está em andamento. Entre os meses de março e abril, o Sintrapav vai realizar mais de cinquenta assembleias em canteiros de obras e frentes de serviços espalhados por todo estado para ouvir os trabalhadores e construir a pauta de reivindicações da categoria.

O documento terá as principais demandas dos trabalhadores e será o guia do Sindicato para as negociações com os patrões. A pré-pauta que o Sintrapav apresenta nas assembleias conta com as propostas de reajuste inflacionário e ganho real nos salários, melhorias na cesta básica, ampliação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), acréscimos nos valores do seguro de vida e do kit mamãe e bebê, manutenção de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), entre outros.

Uma novidade nas negociações deste ano será a luta pela criação de mecanismos e critérios para inserir jovens e mulheres na categoria. Isso porque a construção pesada é um setor ocupado majoritariamente por homens com idade acima dos 30 anos. Tendo em vista a escassez de mão de obra qualificada e a perspectiva de novos empreendimentos de infraestrutura, torna-se urgente e necessário incluir jovens e mulheres na construção pesada.

Apesar de o cenário econômico ser promissor, com muitos investimentos do PAC da infraestrutura em estradas e rodovias, a inflação em patamares baixos dificulta a conquista de ganho real elevado nos salários, o que só pode ser superado com muita organização, união e luta da categoria.

O ponto positivo é que disposição de luta e vontade de conquistar são elementos que nunca faltaram para o Sintrapav/PR nas campanhas salariais. E neste ano não será diferente. Vamos arregaçar as mangas e ir pra cima. Fé na luta que a vitória é certa!