Notícias

28 de abril é dia de conscientização sobre segurança no trabalho

Data é lembrada como Dia em Memórias Vítimas de Doenças e Acidentes do Trabalho

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho é notabilizado anualmente em 28 de abril. Essa data foi escolhida em memória às vítimas do acidente ocorrido em 1969, quando uma explosão em mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores.

A data foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, como forma de aumentar a conscientização sobre os riscos nos locais de trabalho e promover a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O objetivo deste dia é lembrar que a segurança e a saúde no trabalho são direitos fundamentais de todos os trabalhadores, independentemente do setor ou do tipo de trabalho. Infelizmente, os trabalhadores continuam a enfrentar riscos inaceitáveis em seus locais de trabalho e muitos morrem ou ficam feridos todos os anos.

A celebração deste dia é uma oportunidade para refletir sobre as causas dos acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho, bem como para renovar o compromisso de prevenir futuras tragédias. Isso envolve a adoção de medidas de segurança e saúde no trabalho adequadas e à promoção de uma cultura de segurança.

É importante que os empregadores, trabalhadores e governos trabalhem juntos para melhorar as condições de segurança no local de trabalho e garantir que todos os trabalhadores possam realizar suas atividades sem riscos desnecessários à saúde e segurança. O respeito pelos direitos dos trabalhadores e a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável são fundamentais para uma sociedade justa e igualitária.

Guerra Silenciosa

Os números de acidentes e mortes em ambientes laborais no Brasil são assustadores. Levantamento feito pelo SmartLab Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, junto aos dados do INSS, revela que desde 2012 o país registrou aproximadamente 7 milhões e 580 mil notificações de acidentes de trabalho, o que representa um acidente a cada 51 segundos.

Nesse mesmo período, cerca de 28 mil e 500 pessoas perderam suas vidas, vítimas de acidentes de trabalho, significando que o Brasil tem uma morte de trabalhador a cada 3h47min.

“Os números só levam em conta os dados oficiais, ou seja, de trabalhadores com carteira assinada. Se somar os informais, a situação é ainda muito pior, mas infelizmente não há como precisar esses dados. Nesse contexto, o 28 de abril é muito importante e precisamos dar cada vez mais visibilidade ao problema dos acidentes de trabalho para que possamos preservar vidas de trabalhadores”, afirma Raimundo Ribeiro Santos Filho, presidente do Sintrapav/PR.