Notícias

Boletim especial da ICM traz detalhes da missão de solidariedade a Cuba

O novo boletim “ICM em Ação – Missão Cuba (Julho 2025)” apresenta um rico relato da missão internacional de solidariedade organizada pela Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) ao país caribenho. A publicação destaca os desafios históricos do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, as estratégias criativas de resistência do povo cubano e as iniciativas sindicais para fortalecer a solidariedade internacional.

Entre os destaques do boletim está a participação de Raimundo Ribeiro Santos Filho (Bahia), presidente do Sintrapav/PR e também presidente do Comitê Regional da ICM para América Latina e Caribe. Em seu depoimento na publicação, Raimundo faz um emocionante paralelo entre os trabalhadores cubanos e o povo baiano:

“O povo cubano lembra muito o povo da Bahia, estado brasileiro onde nasci. A alegria, o modo de encarar os desafios de forma positiva, com determinação, coragem e muita criatividade. Assim somos nós, baianos e cubanos. Com muito trabalho e organização, vamos enfrentando as dificuldades e construindo o nosso futuro”.

Além das reflexões pessoais, Raimundo Ribeiro também foi o responsável por apresentar o Relatório da Missão Cuba na reunião do Comitê Regional da ICM, que aconteceu no México, nos dias 9 e 10 de julho, e também vai expor o documento no Comitê Mundial da entidade, garantindo que os compromissos assumidos coletivamente sejam acompanhados e validados por toda a rede sindical internacional.

Solidariedade e denúncias do bloqueio

A missão a Cuba ocorreu em março de 2025, logo após a afiliação do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Construção (SNTC) como membro associado de solidariedade da ICM. O boletim relata visitas a locais de trabalho, conversas com dirigentes sindicais cubanos e encontros com representantes do governo, como o vice-ministro da Construção Antonio Medina.

A publicação enfatiza que, mesmo com um bloqueio econômico que dura mais de 60 anos e impõe um custo estimado em US$ 164 bilhões, o povo cubano mantém viva uma “resistência criativa” – investindo em inovação, como pisos cerâmicos geradores de energia elétrica, uso de energia solar e soluções para superar a escassez de máquinas e equipamentos.

Entre as principais conclusões da missão, destacam-se compromissos como:

• Estabelecer uma rede permanente de comunicação entre sindicatos para ações de solidariedade com o SNTC;

• Promover uma campanha global para denunciar os efeitos do bloqueio;

• Criar um fundo sindical internacional de apoio à construção civil em Cuba;

•Envolver empresas multinacionais signatárias de Acordos-Marco da ICM para investir de forma responsável em Cuba;

• Garantir presença mais visível da ICM e suas afiliadas em eventos como o 1º de Maio em Cuba.

Esses compromissos, assumidos coletivamente, reforçam o papel do movimento sindical internacional em promover a solidariedade ativa, denunciar injustiças e apoiar iniciativas concretas para melhorar as condições de vida e trabalho dos cubanos.

Homenagem póstuma

O boletim também presta homenagem póstuma a Carlos Antonio de Dios Oquendo, histórico dirigente cubano e símbolo da resistência sindical no país. A publicação exalta sua trajetória, seu compromisso inabalável com os trabalhadores e a marca que deixou no sindicalismo latino-americano.

Acesse o boletim na íntegra

O Sintrapav/PR reafirma seu compromisso com a luta internacional dos trabalhadores e convida todos a lerem o boletim completo, disponível no link abaixo:

Clique aqui para conferir o boletim “ICM em Ação – Missão Cuba (Julho 2025)”